A disciplina traz liberdade

 


A maioria das pessoas buscam atalhos, o caminho mais curto. Mas este caminho mais curto é uma mentira. Ele não vai te deixar mais forte, nem mais esperto. 

Não existe o caminho mais fácil. Você precisa ser disciplinado.

Desculpas como: hoje não, amanhã, mais tarde nos trazem a falsa sensação de que estamos no controle sobre nossas escolhas. No fundo você é escravo de sua iniciativa.

Liberdade é sempre um conceito relativo. Você pode dizer que é livre por seguir sua natureza, ou evoluir , rackear sua biologia e criar condições favoráveis como: energia, disposição, foco. Todas essas coisas são respostas biológicas que com conhecimento podemos controlar, oferecendo ao nosso corpo o que ele precisa para ser mais ativo e nos dar as respostas que desejamos. Em outras palavras: Colocar a inteligência no controle.

Algumas perguntas podem ajudar você a recuperar o controle e disciplinar seu corpo e sua mente a responder sem resistência às suas escolhas:

Quem te governa? 

Você não pode governar os desejos de outras pessoas, ou deixar que elas governem os seus. Assumir a própria vida é o primeiro passo no caminho da liberdade. 

É como um exercício. A disciplina é um exercício. Você toma a decisão de a cada dia trilhar o caminho em busca dos seus objetivos maiores. Aqueles que você precisa abrir mão dos pequenos prazeres no meio do caminho.

A única pessoa que pode controlar sua mente é você mesmo. Foque naquilo que você quer se tornar : mais rápido, mais forte, mais esperto, mais humilde, menos egoísta....

Discipline seu corpo e liberte sua mente. Uma pequena decisão de cada vez.

Um pensamento estoico cabe muito bem aqui:

" Escolha que tipo de pessoa você quer ser , em seguida trabalhe neste objetivo até conseguir."

Muitas vezes quando admiramos algumas qualidades em outras pessoas, estamos na verdade, nos deparando com nosso próprio potencial. Algo que você gostaria de ser , mais ainda não alcançou.

O potencial esta aí falando tão alto que você o enxerga materializado nas pessoas que você admira. 

Como então se preparar mentalmente, fisicamente, emocionalmente para este crescimento?

Afirmações positivas sobre si mesmo costumam ajudar. Em períodos de desafios, costumo dizer continuamente a mim mesma onde quero chegar. Você precisa desenvolver uma confiança em si mesmo, acreditar no que é capaz.

Muitas pessoas tem uma visão negativas sobre si mesmas, talvez por não terem sido incentivadas na infância ou percebidas com valor. A criança interior continua ferida, desacreditada e frágil.

Todos carregamos essa criança interior pela vida toda, nem todas são saudáveis.

Vou ensinar um exercício que minha antiga terapeuta me ensinou e que até hoje me ajuda muito quando me deparo com situações em que me sinto fragilizada. Essas situações indicam a criança interior assustada e desamparada.

Eu, agora adulta, converso com minha própria criança interior e ofereço a ela o que ela merecia ter recebido em sua infância. Digo como a enxergo e a encorajo a seguir em frente, a acreditar em si mesma.

Quando falo que converso com minha criança interior , é isto mesmo que quero dizer: me visualizo como criança, falo comigo mesma oferecendo o conforto e encorajamento necessários. Preencho as lacunas que ficaram no passado e que geraram a fragilidade em questão.

Você é o adulto agora, é sua responsabilidade cuidar da criança que você carregou.

O segundo passo tem a ver com a ação. Construir sua vida passo a passo aprendendo em cada etapa. Aceitar que você vai errar e seguir em frente.

Mais um pensamento estoico que gosto bastante diz respeito aos obstáculos . Cada pedra no seu caminho faz com que você trace um novo caminho. Ou seja, você aprende coisas novas e fica mais forte.

Algo deu errado? Ótimo, mais uma oportunidade de crescer e fazer melhor.

Nós não somos nada além de fraquezas. Não somos naturalmente fortes ou flexíveis, nem a pessoa mais inteligente do mundo.

Mas... Não aceito isso e luto todos os dias com as armas que tenho. Foi assim que a humanidade evoluiu.

Um hábito se constrói dia após dia. Veja o lado bom de ser disciplinado. Ao final você se tornará uma pessoa mais forte, mais habilidosa, mais esperta... tenha paciência e perseverança. Veja a virtude na disciplina.

Use a lógica para lutar com emoções fracas. Use as emoções para lutar com a falta de lógica. Não pare.

Algumas perguntas para se fazer todos os dias:

Quem sou eu?

O que estou aprendendo?

Que progresso eu tive?

O que estou fazendo para ser mais forte, mais rápido, mais saudável...

Veja virtude na disciplina e você será livre para conquistar o que desejar.