Não deixe seu potencial sobre a mesa

 

Sempre que você acorda e sua mente se enche de ideias e outras coisas que nos permitimos sentir logo de manhã, não se assuste, esses são os caminhos para sua própria autorealização.

Cada pensamento, sonho ou ideia que você deixar passar, na verdade, você está decidindo ficar exatamente onde está. Não fazer nada também é decidir.

Todas essas ideias que você tem, na verdade, é seu potencial te cutucando. Quando você sentir o empurrão, vá lá. Chame aquela pessoa pra tomar um café. Mude aquele ambiente da casa, escreva suas ideias. Faça aquela coisa que você sentiu vontade de fazer.

A oportunidade só vive o momento. 

Você permanece abaixo do seu potencial a cada dia que o "deixa sobre a mesa". Quando decide que não fará nada a respeito.

Comece a pegá-lo. Comece a experimentar. Permita-se errar. Permita-se aprender uma coisa nova.

A gente se apega àquilo que é conhecido e acaba virando um covarde, com medo de arriscar.

Qual é o problema em errar? Qual é o problema em não dar certo? 

As boas ideias  sempre são as sobreviventes das outras milhares de tentativas. Assim é pra todo mundo que arrisca.

Pra quem não sabe, esse deve ser meu sétimo ou oitavo blog. Já escrevi sobre filosofia, teologia, cultura pop e até um blog de receitas fitness .

A vida é dinâmica e exige uma dose de desapego. Deixar ir o velho pra experimentar o novo.

Recentemente nos mudamos de uma casa antiga, super simpática e pitoresca, pra um apartamento no centro da cidade. 

Na casa, tinha minhas plantas, meu ateliê, meu quintal... realmente era uma boa casa. Fui muito feliz naquela casinha amarela.

Sabe qual foi a pergunta que mais respondi? "Você não está triste por ter que deixar a casa?" 

Eu acho que sempre fui uma pessoa bem desapegada de algumas coisas e isso me ajuda bastante a seguir em frente. A casa amarela era alugada , e foi vendida pra uma construtora, então tivemos que sair.

Eu tinha duas opções: Ficar choramingando por não morar mais na casa ou aproveitar o que teria de bom nesta nova fase. 

Encontramos um ótimo apartamento e eu estou focando em atividades online: Quero lançar um livro ainda este ano e um curso online.

Sempre quis escrever um livro, e esta é a minha hora de tirar o potencial parado na mesa e botar em movimento. Oportunidade.

Tem um autor que eu gosto bastante que fala sobre como lidar com os obstáculos. Na filosofia estoica, ao se deparar com um obstáculo no seu caminho, ele acaba se tornando um novo caminho, e se você estiver aberto, pode aprender coisas ótimas e boas oportunidades no novo caminho.

Eu gosto dessa perspectiva de estar sempre em movimento, aberta a aprendizados e novas experiências.

Gostaria de te convidar pra analizar aspectos da sua vida que se pareçam com obstáculos e veja pela seguinte perspectiva: "Qual habilidade preciso desenvolver pra lidar com essa situação."

Você com certeza sairá dela melhor do que entrou.

A diferença entre as pessoas que reclamam e as que aprendem com os obstáculos, é que o segundo grupo sempre cresce , se fortalece e sempre coloca algum potencial em ação.

É mais fácil deixar o potencial paradinho e fazer sempre a mesma coisa, mas também é frustrante.

Potencial é aquela fagulha que você tem dentro de você gritando pra ser desenvolvida.

Dê espaço. Ateie fogo nessa fagulha. Faça-a crescer.

Não deixe seu potencial sobre a mesa.


Débora Aquino