Fortalecendo o vínculo com seus filhos


Muitos pais reclamam que seus filhos, especialmente adolescentes, são alheios, distantes, só ficam no computador fazendo coisas inúteis e não querem mais sua companhia.

A construção e manutenção do vínculo entre pais e filhos é uma aventura diária que requer dedicação, disposição e muito amor.

É uma relação onde o adulto tem a responsabilidade de se preparar e estar disposto a aprender todos os dias a ser o modelo de crescimento pessoal.

Você está preparado?

O que você tem a oferecer para seus filhos?

Não, não estou falando em dinheiro ou bens materiais. Estou falando sobre capital cultural.

Tudo que é conversado, até mesmo nos momentos mais banais, impacta diretamente a criança e o adolescente na formação dos vínculos de afeto, confiança, admiração e respeito.

Uma criança que cresce em um ambiente que a alimenta culturalmente, provavelmente se desenvolverá mais curiosa e criativa.

Toda criança tem muita vontade de aprender coisas novas e deve ser constantemente desafiada a refletir, organizar seus pensamentos e expressar suas opiniões.

A família é a principal responsável por esta educação, e qualquer tentativa de terceirização resultará na ausência do vínculo forte no futuro.

Portanto, se você quer que seus filhos se tornem pessoas interessantes e cheias de curiosidade e conhecimento, comece por você mesmo. Seja você primeiro uma pessoa cheia de curiosidade e conhecimento.

Adquira o hábito de falar sobre ideias, e não sobre pessoas;

Procure se desenvolver cada dia mais e deixe que seus filhos percebam essa característica em você;

Seja o modelo de superação e compartilhe com eles seu processo de crescimento;

Ensine-os desde pequenos a pesquisar e descobrir coisas novas para que desenvolvam esta habilidade;

Gaste tempo com eles conversando sobre infinitas coisas. Embarque e se empolgue a cada curiosidade deles.

Esta será sua maior aventura , e a recompensa será a construção de um vínculo profundo de amor, respeito e admiração um pelo outro.

Comece hoje mesmo a investir nesta preciosa relação ;)


Débora Aquino



Acompanhe-me também nas redes sociais: