Podcast Espaço das Ideias

Três atitudes essenciais para desenvolver a criatividade


Ser criativo hoje não é um luxo, é uma necessidade. Quem acha que vai passar a vida toda fazendo as mesmas coisas infelizmente vai ficar para trás.

Pessoas criativas são mais interessantes, envolventes e estão sempre prontas a se desafiar. Isto pode assustar pessoas com um mindset fixo, que não costumam se envolver com coisas novas onde terão que começar do zero até se tornarem boas no que fazem.

Ser criativo requer coragem, e coragem também é um treinamento, assim como a criatividade. Digo que a coragem é importante porque a pessoa criativa se expõe a um mundo mediano acostumado com padrões. É preciso ter coragem pra ser diferente da maioria.

Se ser criativo requer coragem e coragem também é um treinamento, você pode começar aos poucos, ampliando seus limites e dando atenção às suas próprias ideias.

Com a vida corrida, cheia de obrigações, a maioria das pessoas não dá ouvidos às suas próprias ideias. Não damos continuidade e espaços a pensamentos que surgem na mente e que poderiam se transformar em ideias, que alimentadas gerariam criatividade.

Pensamos no máximo uma ou duas vezes ao dia, rapidamente na hora do banho, ou antes de pegar no sono. Isto significa um descrédito ao próprio potencial criativo. Não damos às próprias ideias a chance de ser colocadas em prática e assim seguimos a vida, admirando de longe os criativos (corajosos).

Mas como então romper esta barreira e aprender a ser criativo de forma produtiva?

Deixo aí três atitudes essenciais ao desenvolvimento desta habilidade:

Ler muito, consumir muito conteúdo de qualidade - Vale livros, artigos, podcast, vídeos e qualquer outra fonte de conhecimento disponível que você encontra ficando ligado em que as pessoas que você admira consomem. Que livros elas leem, que pessoas elas se inspiram e absorvem conhecimento. Chegue perto dessas pessoas  e pergunte mesmo! Essas pessoas sempre adoram compartilhar conhecimento. É assim que elas crescem também.

Acompanhe pessoas criativas online - Você não vai pegar dicas legais acompanhando quem não trabalha no próprio desenvolvimento, então seja seletivo com quem você se inspira. 
Fuja das pessoas com mente fechada, com respostas prontas. Elas não agregam em nada.
Sabe aquela pessoa que você acha meio ligada no futuro? Então, é nela mesmo que você tem que colar.

Descubra sua forma de aprender mais eficiente. - Conhecer o seu processo natural de aprendizagem contribui significativamente para o seu crescimento pessoal. ( leia mais no artigo As linguagens do pensamento e como aprendemos coisas). Para alguns vai ser um curso, para outros é ler bastante sozinho, ou participar de um grupo , fazer cursos online, ouvir podcasts...etc

A vida fica mais emocionante quando você se desafia. Nosso cérebro é brilhante! Dê a ele a chance de botar pra fora coisas novas e originais.

Você consegue identificar algo que se você tivesse coragem colocaria em prática do seu jeito? 

Como você se imagina como criativo? O que você faria?

É boa esta imagem do seu "eu criativo"?

Tenho certeza que sim. É só começar.

Continue acompanhando aqui meus hacks de aprendizagem ;)