Mergulhar fundo para ir além - As vantagens do conhecimento profundo


A todo tempo somos bombardeados com uma quantidade enorme de informações e impelidos a aprender de tudo um pouco para não ficar para trás.

Nenhum problema em aprender sobre muitas coisas, aliás eu adoro aprender coisas novas, mas esse "de tudo um pouco" pode acabar sendo literalmente "um pouco".

Podem ocorrer duas coisas que não são nada boas: A sobrecarga de informações e a superficialidade.

Você pode se render à corrida frenética de estar sempre por dentro das novidades e não se dar conta do quando passar do ponto e perder a tranquilidade de desfrutar das coisas simples da vida.

Pode se acomodar ao conhecimento raso sobre todas as tendências e nunca chegar ao máximo resultado que um conhecimento mais profundo poderia trazer.

O caminho é sempre o equilíbrio, como pra tudo na vida.

Não somos máquinas nem viemos ao mundo para participar de uma gincana sobre quem sabe a maior quantidade de coisas e está o tempo todo antenado em todas as novidades do mundo. 

Conhecimento bom é aquele que é realmente útil e contribui para uma melhor qualidade de vida.

Apesar de sermos quase que forçados a viver correndo, ainda existe a escolha por aprender o que realmente importa e se dedicar a um conhecimento mais amplo e profundo nas áreas de nossa escolha. 

Os benefícios de um estudo mais avançado em um tema são muitos. Você fica um passo à frente de quem se contentou em buscar a média e consegue atingir um nível de compreensão muito mais elevado.

Pessoas se tornam mais reconhecidas de  acordo com o conhecimento que carregam sobre um tema. Se tornam autoridade e referência em sua área profissional.

Ser um expert em algo pode estar diretamente ligado ao sucesso na carreira ou empreendimento.

Mas como se tornar um especialista em algo?

Existem alguns passos que podem ajudar:

1- Descobrir uma área ou tema que te desperte curiosidade e vontade de obter respostas. Algo que traga satisfação a cada etapa vencida.

2- Descobrir quais dos seus pontos fortes e habilidades podem contribuir  com o processo de aprendizagem e desenvolvimento.

3- Buscar melhores estratégias pessoais de aprendizado. - Descobrir seu perfil de aprendizagem , canais preferenciais de pensamento e ser sempre bem objetivo. 

4- Praticar para se aperfeiçoar.

Você não se tornará um especialista da noite para o dia, porém posso garantir que os resultados virão.
Conhecimento construído é conhecimento para sempre.