O dia que me desafiei a aprender uma coisa totalmente nova


Sempre falei sobre aprender coisas, ler , estudar profundamente temas do meu interesse... Mas desta vez fiz uma coisa totalmente diferente: Resolvi aprender algo que não fazia parte do meu universo de conhecimento e que me desafiasse muito.

Resolvi resgatar um sonho antigo, meio que mal resolvido de muitos anos atrás.

Meu sonho, na época era ser estilista, mas por vários motivos não deu certo e acabei me dedicando a outras áreas que também gostava: educação e música.

Bom, este ano comecei a estudar design de moda e pintura em aquarela. Me apaixonei pela ilustração de moda utilizando técnicas de aquarela , e aqui estou: desenhando e pintando loucamente.

Percebi que eu não sabia nada sobre cores, misturas, sombras, luzes, proporção...e um monte de outras coisas. Tive que começar do zero. Cada aprendizado, um desafio.

Montei um ateliê aqui no Espaço das Ideias, que utilizo para escrita, pintura, costura e estudos em geral. Estou tendo aulas com uma aquarelista profissional e estudo muito, muito mesmo. Pesquiso freneticamente na internet e livros e assim vou evoluindo.

A parte mais difícil pra mim é o desenho, e aprender a desenhar está me ensinando uma coisa ainda maior: O prazer do desafio, de começar do zero e me desenvolver.

A cada semana quando olho os meus desenhos e vejo o progresso é uma recompensa enorme. Vejo o desenvolvimento tanto na habilidade manual quanto na percepção de detalhes.

Ainda não sei se pretendo um dia transformar tudo isso em trabalho ou se vou desenhar mesmo por puro prazer. Posso dizer que estou amando aprender.

Outro fato curioso é que agora que conheço as melhores estratégias de aprendizado pra mim, consigo ser mais objetiva e progredir mais. Meu perfil autodidata requer liberdade, objetividade e muita pesquisa.

Até tentei frequentar um curso de moda, mas fui percebendo que no meu caso, não valia a pena, já que meu interesse não é o diploma. No meu ritmo posso ir além do curso e buscar o que preciso. Sabe a aprendizagem personalizada?

Ela funciona muito!

Aprender algo novo é um grande desafio. As crianças sabem bem disso. Só que ficamos adultos e o tal do mindset fixo nos domina. Não queremos passar vergonha, arriscar, se mostrar falho....

A gente sempre gosta de dizer que já é bom em alguma coisa. É bom pro ego...

Com isso deixamos de ampliar o repertório de conhecimentos/habilidades só para não ser visto como iniciante.

Pra aprender uma coisa nova, você precisa se aceitar como iniciante, como aprendiz. É aprender a apreciar o processo de aprender que por si só já é maravilhoso. Os resultados virão.

Deixo aqui minhas primeiras produções como ilustradora de moda "amadora". Ainda tenho um longo caminho pela frente.







Convido você a se arriscar um pouquinho também em algo novo. Garanto que será no mínimo muito divertido!




Comentários