Quem dedide o que me importa saber


Sala de aula lotada, dificuldade de concentração, distração, falta de interesse, turmas heterogêneas....

TURMAS HETEROGÊNEAS??

Acho que tem alguma coisa ai...

Aprendemos que temos que ter o controle, manter todos no mesmo ritmo, juntos e iguais como se isto fosse garantia de que todos irão aprender.

Não é assim. Somos complexos e o aprendizado depende de vários fatores.

É como juntar 30 bebês de idades iguais e monitorar para que todos aprendam a andar e falar o mesmo tempo. Não acontece assim.

Justamente porque aí está a beleza da vida - a diversidade.

Vemos um jovem de 20 anos montando uma empresa e prestando consultoria a empresários tradicionais com anos de empreendimento.

A idade não é nada. O tempo não é nada quando compreendemos que cada um tem seu lugar e hora.

Eu, por exemplo, no ensino médio não era capaz de falar em público ou expressar minhas opiniões durante uma aula. Mas era uma boa aluna naquele padrão: tirava boas notas, reproduzia conteúdos e não questionava.

Foi na faculdade, uma vez, lendo "O mundo de Sofia" que despertei para a vida. Quis ver o que tinha "acima dos pelos do coelho".

Para entender a metáfora, sugiro que leiam O mundo de Sofia - Jostein Gaarder - é um romance da história da filosofia que me deu o start inicial da criticidade.

Cada pessoa tem dentro de si algo precioso chamado potencial. É algo único, pessoal, e que se bem trabalhado , impulsionado, brilha. E brilha muito.

Vocês já devem ter ouvido a história de Thomas Edison , e como ele foi excluído de sua escola. Sua mãe, um dia recebeu uma carta da escola dizendo: " O garoto é confuso da cabeça, e não consegue aprender. Não poderá mais frequentar esta escola. Ensine-o você mesma"

Aquele menino de 8 anos, agitado e perguntador, os cabelos eternamente despenteados, que se recusava a decorar as lições, como faziam todos os alunos — e ainda por cima ouvia mal.

Mas a mãe acreditava no filho. Ao ler a carta apenas disse ao filho: "Seu filho é um gênio. Esta escola é muito pequena para ele e não tem suficiente professores ao seu nível para treiná-lo. Por favor, ensine-o você mesmo!!"

Graças à sensibilidade desta mãe todos tiveram luz em casa.

Não são salas lotadas nem a falta de interesse o ponto. É a organização de um sistema escolar que exige que todos se interessem pelas mesmas coisas e se comportem da mesma maneira.

Não digo que os conhecimentos em si não sejam relevantes. São, e muito. Conhecimentos avançados de química, matemática, gramática são obviamente importantes e relevantes, o erro é achar que são relevantes para todos no mesmo grau.

Afinal, quem decide o que me importa saber?

Débora Aquino - Educação Criativa







https://www.instagram.com/deboraaquino.educacaocriativa/