Podcast Aprendedores

O diferencial de uma escola inovadora é sua equipe de professores

A tecnologia não é o principal diferencial na escola hoje. Até porque fora dela isto não é novidade.

Não é a tecnologia que levamos para a escola que causa a maior transformação, mas o quanto estamos dispostos a mudar a cultura.

A cultura da coerção, do estudar porque cai na prova, do "eu mando e você obedece senão tiro nota"...do saber por saber.

Às vezes levamos a tecnologia como se fosse novidade. Não é: já estão acostumados, faz parte do dia-a-dia deles fora da escola.

A escola precisa oferecer mais do que lousas digitais e aplicativos móveis de monitoramento de comportamento pelos pais.

O diferencial continua sendo o professor. A maneira como ele articula tudo isso. Como leva o aluno a querer construir um mundo melhor.

Estudar não é saber por saber, é saber para melhorar a vida, evoluir.

Ainda hoje se coloca muito o foco no conteúdo. Vemos alguns professores que desafiam essa lógica e propõem discussões sobre temas interessantes, incentivam pesquisas, levam os alunos a pensar e tentam dar significado ao que está sendo proposto. Aí vai desde a matemática até conteúdos de filosofia.

Mas na hora de avaliar se sentem amarrados e obrigados a cobrar dados ao invés de avaliar habilidades. Parece que ainda não houve ( e aí eu falo de algo mais organizacional) uma disposição em rever pra valer a avaliação... o que claramente só muda mexendo na muleta que é o vestibular. Uma prova que sustenta a incoerência que é o aluno saber tudo sobre tudo para cursar na faculdade algo bem específico.

O nosso modo de vida hoje exige habilidades além das acadêmicas. Se eu não sei um dado, pego o celular e pesquiso, não é mais necessário usar a memória para dados disponíveis, A mente pode ficar livre para a criatividade.

Mudar a cultura escolar não é fácil , mas é necessário. Já estamos para trás e não há tempo a perder.

Para mostrar que é possível, dê uma olhada nestas escolas no slide a seguir:

Conheço outras também que não estão nesta lista e sei que é possível mudar. Basta tentar, querer, ousar.

Eu sei que uma pessoa , um professor sozinho não torna isto possível, mas juntos sim. O que dá a identidade a uma escola são seus professores.

Se cada um consciente da necessidade de mudança, buscar se atualizar, romper com o passado, as coisas vão mudando.

Uma cultura escolar não muda à força, muda com consciência e bons exemplos de coragem.
Eu quero ser um exemplo desta mudança. Você quer?



https://www.instagram.com/deboraaquino.educacaocriativa/

instagram @deh_aquino_atelie