Podcast Aprendedores

Professores Criativos - Dilmara Coelho


Fico super animada quando conheço pessoas que acreditam no que fazem.
Desta vez foi a Dilmara, professora da rede municipal de Lagoinha-Sp que me surpreendeu com o carinho e dedicação que realiza seu trabalho.
Ser professor na educação infantil tem um papel fundamental na formação da criança, é o período de maior desenvolvimento do cérebro e onde ficam as impressões mais fortes.

A Dilmara é uma professora criativa , e segundo ela, se identificou com o projeto Educação Criativa porque somos verdadeiros.


" Quando se passa verdade nas palavras elas ficam mais fortes...Foi isso com que me identifiquei"

Segue um trecho de nossa conversa :

Educação criativa - o que mais te chama a atenção na educação?


Dilmara
- Os professores que conseguem se superar a cada ano... Apesar das dificuldades da profissão, alguns educadores demostram uma paixão pelo trabalho capaz de superar tudo.


Educação criativa - eu participo de vários grupos , e vejo muita raiva na fala de alguns professores
como se não acreditassem mais no que fazem, e transferem o problema pra outras pessoas



Dilmara - Acho que quem sente raiva.... Não é professor de verdade. Acredito que essa raiva é reflexo da desvalorização profissional, mas isso não resolve o problema de ninguém... Tem que acreditar no seu próprio trabalho e fazer o melhor possível. Não dá pra esperar resultados diferentes, valorização, reconhecimento.... se a gente continua fazendo tudo igual.


Educação criativa - Tem a responsabilidade do governo, dos donos das escolas sim.. mas o que faz a diferença no dia a dia mesmo é o professor

Dilmara - Com certeza. Educação de qualidade começa na sala de aula. A postura do professor, o que ele acredita, faz toda diferença. Somos espelhos para nossas crianças, temos que pensar sobre oque estamos refletindo.


Educação criativa - Aí vem alguém como você que faz a diferença, e nos faz acreditar que é possível

Dilmara - Sim, é possível. Não podemos melhorar a educação como um todo, não podemos mudar o mundo, mas , podemos fazer uma criança acreditar que ela pode!!! No final de uma carreira de sei lá ...25 anos, teremos muita gente acreditando.


Educação criativa - Você trabalha com educação infantil, quais são as maiores dificuldades pra quem trabalha com os pequenos?


Dilmara - É fazer com que as pessoas entendam o quanto o brincar é importante, Não estamos na escola só pra aprender a ler e escrever, estamos formando pessoas para a vida. Essa formação precisa ser integral, em todas as linguagem de conhecimento.










Conheça um pouco do trabalho da professora Dilmara Coelho em sua página no Facebook ;)

Comentários

instagram @deh_aquino_atelie