Podcast Aprendedores

Nunca pare de aprender

A maior cilada que um professor pode cair é a ideia de que se formando em um curso, seja pós graduação, capacitação ou qualquer outro, ele está pronto e munido do conhecimento necessário para sempre.

Como sabemos, o que é novo e relevante hoje, pode não ser daqui a um ano. A velocidade com que tudo muda e se atualiza não deixa brechas para nenhum suposto domínio em qualquer assunto que seja.

Nós  professores, lidamos com pessoas o tempo todo, e pessoas refletem sua cultura.
Se cultura nunca é algo estático, nunca teremos alunos culturalmente iguais em períodos diferentes. Comparar um grupo de alunos de hoje com um grupo da mesma idade há três anos atrás é a prova disto.


Hoje vivemos em um mundo digital , de informação fácil e massiva. O problema hoje é como lidar com esta quantidade de informações e como se comunicar empaticamente com gerações que já nasceram em um mundo digitalizado , sendo que a maioria dos professores hoje cresceu em uma época anterior à internet acessível.

Você está realmente aberto a estas mudanças ou vai ficar com aquele discurso chato saudosista?

O professor precisa acompanhar seu tempo para se manter relevante, e mais do que isso, aprender a antever o futuro para quando ele chegar não ser um profissional arcaico e ultrapassado.

Antever o futuro é uma das habilidades essenciais ao novo professor. Infelizmente poucos terão esta sensibilidade.

Seja você um deles!

Débora Aquino - Educação Criativa

Comentários

instagram @deh_aquino_atelie