Podcast Aprendedores

A comunicação começa pela compreensão

Compreender a linguagem do outro ão é só uma necessidade entre professor-aluno, é uma necessidade entre pessoas.
Na escola, a comunicação acontece quando conseguimos conectar nosso MIND MAP (mapa mental) ao do aluno. O mind map é o conjunto de valores e conceitos que movem a nossa  vida, nossa estrutura de pensamento que comanda nossas ações em situações diversas. 
Através deste link ( clique aqui ) você pode elaborar junto com seus alunos o mind map de cada um, e inclusive o seu próprio.
(exemplo de mind map pessoal)

Para que este trabalho aconteça basicamente são importantes três aspectos que devem ser observados pelo professor:

  • Compreender como o aluno vê o mundo, o que o move, quais são seus valores ou crenças. Não é só a linguagem falada que conta, mas a empatia.
  • Respeito ao modelo mental do aluno. Não se colocar como superior ou com arrogância. Às vezes o professor trata com ironia, desprezo ou soberba o modo de vida do adolescente. Existe uma falsa empatia que pode soar artificial.
  • Compreender e respeitar não significa se tornar igual. Compreender o modo de pensar de uma criança não significa se tornar criança. O mesmo vale para o adolescente.

E como compreender o mind map do aluno e tornar a comunicação efetiva e construtiva?

O primeiro passo é estar disposto a isto. Não tratar uma geração diferente da sua como "seres de outro planeta que precisam ser estudados". Quase como no filme de J.K. Rowling...

Tratar a geração x,y,z e quantas mais forem nomeadas como criaturas estranhas que como dizem alguns "não sabem o que é a vida" só gera mais separação.


                                     

instagram @deh_aquino_atelie