Podcast Aprendedores

Educação para liberdade

Educar vem do latim Educare, que significa literalmente "guiar para fora", e pode ser entendido como conduzir tanto para o mundo exterior quanto para fora de si mesmo.

Quando dizemos que estamos fazendo uma re-educação alimentar, significa que por algum motivo tomamos a decisão de ensinar nossa mente a oferecer alimentos melhores ao corpo. Educando o corpo estamos libertando-o do instinto animal e inconsequente.

A educação escolar serve para ajudar os indivíduos a fazer
escolhas conscientes. Seu papel é desenvolver condições e dar instrumentos que possibilitem melhores escolhas.

A partir do momento que compreendo o mundo, posso agir no intuito de modifica-lo. Já se passou o período em que estávamos passivos a uma escola que simplesmente repassava conteúdos. Hoje temos esses conteúdos facilmente acessíveis fora da escola. 

Queremos que a escola seja um espaço vivo de desenvolvimento de habilidades e construção de conhecimentos relevantes. Um lugar onde seja possível aprender com o diferente sem fazer dele um inimigo. Lugar onde se se aprenda a ser dono da própria história munido de ferramentas de aprendizado e transformação.

Mais do que memorizar fatos, valorizar a capacidade de interpreta-los, aprender com eles e intervir sempre que possível,

O professor não deve ser o centro, mas sim a vontade coletiva de aprender. O professor é o líder, e o verdadeiro líder não tem o foco em si mesmo, ele luta por uma causa, e a causa do professor é a liberdade.

SOMENTE PESSOAS LIVRES PODEM VOAR,  a educação é ensinar a voar, e isto é lindo!


instagram @deh_aquino_atelie