O que é uma escola inovadora


Inovar é encontrar uma solução nova para um contexto. Pode ser uma ideia, uma metodologia, um produto... A inovação transforma uma realidade.

Uma ideia inovadora não é algo que se valida para sempre. Serve para um contexto específico. Para que uma escola seja realmente inovadora , precisa estar em constante evolução, assim como o mundo.

É muito comum encontrarmos escolas que copiam metodologias "inovadoras" que foram concebidas para um local, um contexto e uma época.

É claro que boas ideias podem ser aproveitadas, porém adaptadas e reformuladas dia após dia, de acordo com a necessidade.

Muitas vezes confunde-se uma escola inovadora com escola tradicional que usa tecnologia. Isto em si não é inovação. Ao menos para os alunos não é. A tecnologia já é algo comum na vida da criança e do adolescente no dia a dia. Fora da escola, a tecnologia é uma extensão das capacidades humanas na solução de situações reais.

Dentro da escola, ainda é utilizada como acessório para "tentar" deixar a aula mais atraente.

O problema é que o que se estuda na escola já não resolve problemas reais. Ainda se mantém uma lógica de que a escola ensina o que um ser humano precisa saber para viver bem. Sabemos que não é por ai...

As necessidades hoje são outras. A escola ainda prepara para a resolução de problemas mecânicos, e estes estão cada vez mais sendo resolvidos por inteligência artificial.

É preciso "mudar de fase" e realmente inovar na educação. Inovar significa aqui, encontrar o real papel da escola no mundo hoje. Precisamos de um novo plano...

Pra que a escola existe? A serviço de que , e de quem?
Qual a necessidade do espaço escolar hoje? Temos que descobrir um novo propósito e realinhar os objetivos.



Débora Aquino - Educação Criativa 




https://www.instagram.com/deboraaquino.educacaocriativa/