Ser criativo é uma escolha


Você já ouviu alguém dizer que algumas pessoas nascem com o "dom" especial de ser criativo?

É mentira!

A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Nenhuma criança nasce criativa, ela vai aprendendo conforme explora o mundo, inventa brinquedos, brincadeiras...

É natural do ser humano desenvolver a criatividade. Acontece que com o passar do tempo aprendemos a fazer coisas repetitivas, respeitar o padrão imposto e aos poucos vamos nos esquecendo de como era bom ser criativo. Nos conformamos na mesmice.

O sistema escolar é assim. Me lembro uma vez na sexta série que perguntei a uma professora o significado da palavra "fraterno".

Ela me respondeu: "fraterno vem de irmão..."

Fiquei inconformada com aquela resposta simplória que não me ajudou em nada. Pedi que ele consultasse um dicionário , ou uma enciclopédia para que eu pudesse compreender a relação das duas palavras, afinal, eu não sabia nada de italiano...rsrs. Naquela época, sem internet, uma enciclopédia continha o "mundo". Mas...ela não quis sanar minha dúvida.

Fiquei brava por dentro, resolvi que não queria mais ir na escola... Eu só pensava: "Pra que ir naquela escola, a gente não pode aprender nada...!!!!"

Naquele dia, queriam me ensinar que na escola não se deve ter "algumas" curiosidades. Só aquelas que se encaixam na matéria.

Porém.....não me conformei e aqui estou lutando para que a escola seja um espaço criativo, um espaço da curiosidade e da construção.

Tenho certeza que cada um aqui também tem uma história pra contar, mas apesar de tudo escolheu ser professor.

Agora você pode mudar a história. Agora você pode libertar o poder criativo dentro de cada aluno seu. A escolha é sua.

Débora Aquino - Educação Criativa


https://www.instagram.com/deboraaquino.educacaocriativa/