O bom professor é aquele que respeita seus alunos


Estamos cansados de saber que educamos mais com exemplos do que com palavras...
O professor é o profissional que mais ensina com exemplos. Ele é o líder, aquele que inspira e abre caminhos para o aprendizado, e esta é sua maior responsabilidade.
Qualidades como respeito, equilíbrio e delicadeza estão ligados à inteligência emocional, portanto extremamente necessárias ao educador. Acreditar no potencial do aluno e não desistir dele.

Infelizmente, ainda existe  aquela história do "pulso firme", do "domínio de classe"...e por aí vai...

Mas..Domínio de classe??

Gente! Alunos não estão ali pra ser dominados e sim inspirados!

A linguagem autoritária é violenta, e o aluno está recebendo com isto a mensagem "quem tem o poder pode gritar, punir , se vingar, ser grosseiro"...entre outras mensagens negativas.

A parte mais triste é que o professor perde a admiração do aluno. Ele perde o respeito pelo que faz, pois se trata de uma relação abusiva.

O professor deve ser o primeiro a respeitar. Com certeza será respeitado.

Sou professora e convivi por várias vezes com "profissionais" que se gabavam de saber que os alunos tinham medo, que ia dar um trabalho exaustivo e sem objetivo claramente por vingança... Já ouvi palavras ofensivas... e tudo isso vindo de pessoas que nem eu mesma admirava.

Mas vingança de que?

Que o aluno não prestou atenção ao monólogo? Que não se interessou por algo que nem o professor soube mostrar a relevância?

O grande erro é querer atenção para algo que não inspira atenção. Mais uma vez, vou repetir: a ditadura já passou. O tempo é outro.

Crianças e adolescentes são curiosos e estão aprendendo coisas o tempo todo. Ao contrário do que se pensa, eles não usam a internet só pra jogar minecraft (que aliás é um ótimo jogo), eles descobrem coisas, exploram o mundo e se conectam com culturas diferentes de sua realidade local.

Jogar rpg, ou outros jogos de "mundo aberto" os faz expressar sua criatividade, coisa que a escola deixou de fazer.  Se bem direcionados, todos estes recursos podem ser facilmente aproveitados pelo professor.

O professor não sabe utilizar recursos tecnológicos?

Sinto muito...vai ter que aprender. Que peça ajuda aos próprios alunos (não é feio não...rsrs), pra um filho, vizinho...faça um curso. Em outras palavras, perca o medo de aprender coisas novas. Os alunos não tem medo - inspire-se neles.

É tempo de uma nova linguagem, um novo modelo de educação onde a colaboração tenha espaço e todos cresçam. Mesmo com todo aparato tecnológico, o adolescente ainda precisa da curadoria, do direcionamento saudável e isto o professor pode fazer . Mas só o fará se perceber que é com atitudes positivas que inspiramos a confiança de alguém.

Débora Aquino - Educação Criativa



https://www.instagram.com/deboraaquino.educacaocriativa/

instagram @deh_aquino_atelie