Dica de livro : Passarinha (autismo e sindrome de asperger)


"Você nunca mais verá uma criança autista da mesma maneira"

Passarinha vai nos contar esta linda história de uma menina autista (síndrome de asperger) e sua dificuldade em lidar com as emoções.
Após a morte do irmão  assassinado brutalmente por um jovem que entrou em seu colégio atirando em todos, ela e o pai precisam de um "desfecho".
Durante a narrativa você compreende o modo de pensar da personagem e mais do que isto, aprende a respeitar as diferenças.


Uma pessoa autista simplesmente funciona em um "sistema operacional" diferente, digamos assim. Vê o mundo de outra maneira, mais sensível e linear.

Compreender uma sociedade tão complexa e controversa pode ser uma tarefa difícil para alguém tão verdadeiro quanto um autista.

Podem haver algumas dificuldades sensoriais devido ao seu nível altíssimo de atividade cerebral , o que pode "sobrecarregar o sistema" .

Leiam o livro , e mergulhem neste universo ainda tão desconhecido. <3


Sinopse:

"No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.

Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo.
Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária."



https://www.instagram.com/deboraaquino.educacaocriativa/