Você está disposto a inspirar seus alunos?

Te convido a se recordar de seus melhores professores. Aqueles que ampliaram seu universo e que te motivaram a ser uma pessoa melhor, que te impulsionaram.... aqueles que te fizeram pensar "quero ser como ele".

Inspirar significa despertar o potencial. Despertar a vontade de aprender , descobrir e criar.


Para que você possa inspirar seu aluno, você precisa descer do pedestal do "sabe tudo" e se colocar como igual, aquele que ama o conhecimento, aquele que por ser tão sedento pelo novo, todos querem seguir.


No modelo tradicional o professor dá ordens, exige silêncio mesmo quando sabe que o que ele fala não gera valor algum ao aluno. Quando seus exercícios no quadro servem apenas pra manter a turma em ordem, quando exige tarefas absurdas como copiar um texto do quadro (sempre me perguntei qual a utilidade disto...) , quando a tarefa de casa serve para punir.

A motivação deve ser o conhecimento, nunca o domínio pela força. Falo isto porque sempre vi em alguns professores mais autoritários que conheci, um certo prazer em ser aquele a quem todos temem.
Este prazer é falso, egoísta e mesquinho.

O bom professor é aquele que inspira, que gera curiosidade e faz com que o aluno queira ampliar seu mundo, O bom professor é aquele que impulsiona, que descobre potencialidades e promove a autonomia.

Inspirar exige comprometimento, fidelidade e amor.

Quando um professor dá uma ordem sem sentido, ele está ensinando que quem tem o poder deve oprimir. Quando é injusto, ensina que quem tem o poder pode ser injusto... São modelos negativos que professores autoritários passam.

Ensine a justiça, o companheirismo e o respeito e você terá uma sociedade melhor.

Você está disposto a inspirar seus alunos?



https://www.instagram.com/deboraaquino.educacaocriativa/