Porque adotar a metodologia Blended Learning (ensino híbrido)

Blended significa misturado, e esta é a proposta do ensino híbrido,  misturar formas de aprender: seja online ou offline,mas sempre respeitando o ritmo e a forma de aprender de cada um.
A mistura mais complexa é integrar o que vale a pena aprender, para quê e como faze-lo.
O que faz sentido aprender em um mundo tão heterogêneo e mutante?


O papel do professor nesta proposta é
o de CURADOR, aquele que seleciona o que é relevante, e também de mediador da aprendizagem.

O aluno estuda o material em diferentes situações e ambientes , e a sala de aula passa a ser o lugar de aprender ativamente, realizando atividades de resolução de problemas, discussões, laboratório e compartilhamento. Tudo isso com o apoio do professor e dos colegas.




Vou falar agora sobre os três grandes motivos que   tornam o ensino híbrido a melhor opção hoje nas escolas:


  • Cada indivíduo é diferente e aprende por caminhos diferentes. O ensino híbrido, por ser uma metodologia ativa e personalizada, consegue atender as necessidades de cada um respeitando e potencializando o aprendizado.
  • Desenvolve a autonomia - Em uma aula no modelo híbrido, o aluno é o protagonista do seu aprendizado, gerando segurança e auto-confiança. 
  • É uma metodologia que se bem aplicada, acaba com a "indisciplina", justamente por respeitar o ritmo do aluno, faz com que este se sinta parceiro do professor, que não fica em uma posição rigidamente hierárquica de poder sobre todos, mas atua como mediador do conhecimento.

Você gostaria de experimentar a metodologia do ensino híbrido?
eu posso te ajudar!!! conte comigo!



Veja neste artigo o passo-a-passo de como montar uma aula nesta proposta