Como montar uma aula Híbrida por perfil de aprendizagem


O ensino híbrido (blended learning) é uma proposta que busca mesclar atividades online/offline de forma personalizada, sempre respeitando a forma de aprender de cada um.
Sua melhor contribuição está diretamente ligada ao desenvolvimento da autonomia e protagonismo.
Existem muitas formas de se aplicar a proposta híbrida, tais como: Modelo por estações, aula invertida, modelo por perfil de aprendizagem, entre outros.

Hoje vou falar de minha favorita, justamente por ser a que mais atende e se encaixa à maneira de cada um se relacionar com o conhecimento - Vou falar sobre Como montar uma aula híbrida por
perfil de aprendizagem. 

Você pode relembrar alguns conceitos lendo novamente estes artigos: 
 Perfis de aprendizagem
ou assistindo a este vídeo

Para este projeto, serão necessárias três aulas, sendo as duas últimas de preferência no mesmo dia.


AULA 1: Explicando o plano

Explicar a proposta aos alunos e junto com eles dividir e classificar a turma dentro dos 4 perfis de aprendizagem . Para isto você pode fazer perguntas simples sobre como eles se comportariam em determinadas situações do dia a dia tais como: fazer um bolo, ligar um equipamento novo, etc.
Você pode tomar como base este questionário


É importante que você deixe que o próprio aluno identifique seu perfil predominante. Observe este quadro com as características de cada perfil:


Como podemos ver, todos tem sua forma particular de aprender , e identifica-las torna o processo de aprendizado natural e espontâneo.

AULA 2: Grupos em ação




O tema da aula é escolhido neste momento: pode ser algo que já estava no currículo (não importa a disciplina), ou algum tema de interesse comum. Neste caso apresente duas opções de escolha.

  • Distribua fichas com as tarefas de cada grupo, sendo que cada grupo ocupará um espaço distinto na escola, de acordo com a tarefa colocada: pode ser a própria sala de aula, refeitório, biblioteca ou outros espaços disponíveis.


  • As tarefas devem ser montadas a partir do perfil identificado, sendo assim, não se preocupe, você não precisará pedir a um autodidata para agir como tal - ele já é assim e estará funcionando de sua forma natural ...rsrs              (você vai se surpreender com isso!!!!)



  • Combine com os alunos que após o tempo determinado (uma aula), todos deverão se reunir na sala de aula ou outro espaço para o SEMINÁRIO DE COMPARTILHAMENTO.


  • Arrume a sala em círulo ( o grupo experimental pode ajudar nesta arrumação da sala- eles são rápidos e adoram ajudar...)

AULA 3: SEMINÁRIO DE COMPARTILHAMENTO

  • Deixe os alunos à vontade ao chegar na sala e se acomodar, esqueça o autoritarismo - este momento deve ser leve e agradável.

  • Durante o seminário o professor é o mediador, o curador, introduzindo o tema , relembrando a estratégia e ressaltando a importância desta experiência, onde cada um lidou com o mesmo tema , porém de formas diferentes - é importante que isto seja claro aos alunos, assim eles se colocarão como seus parceiros nesta experiência.

  • Dinâmica do seminário: 
Você professor, introduz o tema, e alternadamente conduz a participação de todos no compartilhamento das perguntas elaboradas, pesquisas, apresentações, experimentos e idéias discutidas.  

Cheguem à uma conclusão juntos, até porque, esta aula é uma construção. Sinta-se à vontade para adapta-la de acordo com sua realidade.

Desejo boas experiências a todos !!!!


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