A escola do futuro

Vivemos em um cenário onde a escola que conhecemos está agonizando e com seus dias contados. Desinteresse, falta de motivação e indisciplina são queixas constantes de pais e professores e são verificadas tanto no dia a dia como em avaliações nacionais. É o momento de desconstruir a escola, identificar os pontos de mudança, sejam eles na forma
de construir o conhecimento quanto na forma de avaliar.
O antigo formato, onde o professor é visto como aquele que detém o conhecimento não está mais dando resultados. Antes, partíamos da idéia de que só a escola era a fonte deste conhecimento, e hoje, com a informação livre e de acesso fácil, é comum alunos que aprendem coisas interessantes mais fora da escola do que dentro dela.
A educação do futuro será colaborativa, onde modelos piramidais perdem espaço. O valor será atribuído a fatores antes não desenvolvidos como criatividade, intuição, desenvolvimento de habilidades, adaptação e protagonismo.
O papel do professor, nesta proposta, passa a ser o de CURADOR, aquele que está sempre atento a
perceber o que realmente importa saber. O professor do futuro é aquele que reconhece e compreende que hoje já não temos necessidade de investir tempo e energia com informações que estão disponíveis a qualquer momento que precisemos acessa-las. Ele investe no desenvolvimento de habilidades necessárias ao aluno para que ao acessar  informações construa saberes relevantes.  Percebe o mundo e suas necessidades, caminhando sempre um passo à frente e agindo como mediador e potencializador na construção do conhecimento relevante. Curar implica em selecionar, deixar de lado o que não é mais necessário, extrair valor.

Todos nós queremos ter conhecimentos relevantes, somos motivados pelo que nos tem valor. Encontrar na escola esse espaço de desenvolvimento é a necessidade mais urgente. Um espaço onde todos tenham lugar, se sintam acolhidos, compreendidos e motivados. Neste sentido, respeitar e compreender o modo de aprender de cada indivíduo é imprescindível ao desenvolvimento de uma instituição escolar. PESSOAS SÃO DIFERENTES E APRENDEM DE FORMAS DIFERENTES.


Comentários

instagram @deh_aquino_atelie